INFORME CHC: JUSTIFICATIVAS TÉCNICAS/JURÍDICAS À CRIAÇÃO DA RESIDÊNCIA TECNOLÓGICA EM GERIATRIA NAS ESTRUTURAS PREDIAIS E OBRAS D´ARTE IDOSAS

Autor: Prof. Dr. Eng. Civil CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO

Julguei pertinente apresentar, inicialmente, conceitos da área médica que nos inspiram na Engenharia Civil. Assim como PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, a GERIATRIA seria um deles, evidentemente, aplicado somente às obras consideradas idosas.

A GERIATRIA é o ramo da Medicina encarregado de estudar, tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento. É uma especialidade médica que se integra à GERONTOLOGIA, campo científico e profissional que se dedica às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice.

A GERONTOLOGIA trata da ciência do envelhecimento em diversos aspectos interdisciplinares inclusive político-sociais, enquanto a GERIATRIA se limita ao estudo médico das doenças da velhice e seus tratamentos.

A GERONTOLOGIA está para a ciência PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, assim como a GERIATRIA está para a prática das Manifestações Patológicas construtivas.

Em suma, GERIATRA é o médico que se especializa no cuidado das pessoas idosas.

Quais as justificativas para parodiar esses conceitos para nossa Engenharia Civil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.