A INFLUÊNCIA DOS INDICADORES ECONÔMICOS NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LISTADAS EM BOLSA DE VALORES

Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel, da Coordenação do Curso de Engenharia Civil, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho

MELO, Henrique Carvalho Santos. A influência dos indicadores econômicos nas empresas de construção civil listadas em bolsa de valores. 57. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju. 2021.

O mercado imobiliário brasileiro é responsável pelo desenvolvimento econômico de vários campos da sociedade, sendo provedor de grande quantidade de empregos devido a ser uma atividade intensiva em relação à mão de obra. Além disso, sua participação no resultado do PIB é expressiva, sendo responsável, em média, por 15% deste. Devido às características supracitadas, esse setor possui empresas importantes para o desenvolvimento do país, as quais são dignas de um estudo sobre a relação da variação de sua performance financeira e os indicadores econômicos locais. Nesse sentido, o presente trabalho buscou relacionar a variação das receitas de empresas de construção civil – segmentadas por padrão social de foco – listadas em bolsa de valores com as variações de taxas de mercado como PIB, Selic, IPCA, INCC, IGMI-R, CUB/m² e, após encontrar a correlação entre elas, foi realizada uma regressão múltipla para medir a capacidade explicativa dessas variáveis em relação à receita das companhias. Essa análise foi executada por meio de softwares já reconhecidos no mercado, sendo a correlação encontrada utilizando-se a linguagem de programação Python e a regressão múltipla através do Minitab. O resultado demonstra que as variáveis mais fortemente relacionadas com as receitas das empresas são: PIB, IPCA, Selic, INCC e IGMI-R. Além disso, encontrou-se uma equação capaz de explicar 89,67% da variação da receita de empresas de alto e médio padrão e 92,01% da receita da empresa de baixo padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: